Clareamento Dental a laser ou led
A cor dos dentes constitui o fator isolado mais importante no equilíbrio estético do sorriso, sendo que, qualquer desarmonia de cor é mais facilmente notada que quaisquer outras anomalias estéticas.
Para tais problemas hoje pode-se lançar mão de várias técnicas clareadoras, sejam elas para apenas um dente, ou para todos os dentes da boca.
Causas das alterações de cor:
As alterações de cor ou manchas podem estar localizadas sobre o dente (manchas extrínsicas) ou no seu interior(intrínsicas).
As manchas extrínsicas são muito freqüentes, e resultam geralmente do manchamento superficial dos dentes e são causadas, principalmente, pelo consumo abusivo de café, chá, refrigerantes e corantes presentes nos alimentos. Para remoção deste tipo de mancha é necessária a remoção da causa, através de profilaxia e raspagem coronária.
As manchas intrínsecas podem ter causas congênitas ( dentinogênese imperfeita ou fluorose) ou adquiridas ( tetraciclinas, flúor ou traumatismos). São mais difíceis de serem tratadas, pois são incorporadas diretamente à estrutura do dente e, geralmente, só podem ser removidas através do clareamento ou procedimentos mais radicais que implicam no desgaste e/ou restauração do dente.
A hemorragia pulpar é a causa mais freqüente de alteração de cor após trauma, gerando no dente uma coloração marrom acinzentada, o que também poderá ocorrer após tratamento endodôntico, seja devido ao material obturador radicular empregado ou devido à presença de restos necróticos da polpa na coroa do dente.
Deve-se deixar bastante claro para o paciente que as restaurações já existentes, assim como coroas em porcelana ou metal ou quaisquer outros tipos de materiais restauradores não se alteram com o clareamento dental. O que se clareia é a estrutura original de esmalte e dentina dos dentes, e, se houver restaurações nos dentes anteriores, elas deverão ser substituídas após o tratamento, pois elas permanecerão mais escuras.
Clareamento dental a laser ou LED em consultório:
Esta técnica de clareamento feito no consultório, em 02 ou 03 sessões de aproximadamente 60 minutos, são aplicados agentes clareadores à base de peróxido de hidrogênio que serão ativados por fontes de luz tipo LED.
Após as sessões o paciente pode apresentar sensibilidade, que poderá ser minimizada através de cremes dentais para hipersensibilidade ou outros agentes dessensibilizantes. Orienta-se o paciente para que evite a ingestão de líquidos muito quentes ou muito gelados, assim como alimentos com corantes, nas próximas 48 horas.
Após todas as sessões de clareamento, o paciente notará uma grande modificação na tonalidade dos dentes, e, como já dito, deve-se agora fazer a substituição das restaurações antigas, que provavelmente estarão mais escuras que os dentes, o que prejudica muito o resultado estético final.
Esta técnica de clareamento pode ser associada ao clareamento caseiro supervisionado, oferecendo um resultado estético ainda mais eficiente, principalmente para dentes com maior grau de escurecimento.
Voltar